Peixe Ornamental


Acará Bandeira Leopoldi

Posted in A,Acará,Ciclideo Americano,Ph Acido por dumdummusica em 1 de Abril de 2009


Nome Popular: Acará Bandeira Leopoldi
Nome Científico: Pterophyllum leopoldi
Família: Cichlidae
Habitat: Bacia Amazônica (Rio Solimões no Brasil e Rio Rupununi e Essequibo na Guiana Francesa)
pH: 5.0 a 6.4
Temperatura: 24º a 29ºC
Dureza: 1º a 4º dH
Tamanho Máximo: 15cm
Sociabilidade: Grupo
Agressividade: Pacífico (territorial)
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Meio
Aquário Mínimo: 150L
Alimentação: Onívoro. Em seus habitat natural se alimentam de zooplacton e peixes menores. Aceitam alimentos vivos ou congelado e rações para ciclídeos em pequenos grânulos ou flocos.
Características É um peixe gregário, assim como todos Bandeiras e Discos, que apreciam a presença de outros Bandeiras por perto para exercer seu territorialismo e ficarem mais confiantes no aquário. É o típico peixe que habita águas negras e ácidas em regiões lênticas. Especificamente o P. leopoldi deve ser mantido em pH próximo ou abaixo de 6.0 para demonstrar toda suas cores e se desenvolver. Ao contrário do P. scalare e P. Altum, o P. leopoldi possui um perfil reto na região próxima a nadadeira dorsal. Seu corpo é prateado com oito listras verticais sendo normalmente quatro mais visíveis (primeira barra próximo ao olho, a quarta, sexta e oitava barra).
Reprodução: Ovíparo. A reprodução do P. leopoldi segue a mesma pauta dos demais bandeiras, porém, é um pouco mais complicada em cativeiro. Formado o casal, estes escolherão e limparão algum local plano para a desova. A fêmea liberará ovos adesivos no local escolhido e o macho fecundará imediatamente. Em até 72h os alevinos eclodiram e permaneceram no saco vitelínico por mais 48h em média, quando já estarão nadando livremente sob supervisão dos pais. O dimorfismo sexual é um tanto difícil a distinção, sobretudo quando jovens. Na fêmea, o espaço que existe entre a barbatana ventral (em forma de filamentos) e o começo da barbatana anal é maior, enquanto no macho este espaço apresenta-se menor e mais curvado; Por ocasião da desova o ovopositor na fêmea é maior, mais pontudo e dirigido para frente, enquanto no macho é menor e dirigido para trás.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: