Peixe Ornamental


Carpa

Posted in C,Carpa,Ph Neutro a Alcalino por dumdummusica em 4 de Abril de 2009


Nome Popular: Carpa
Nome Científico: Cyprinus carpio
Família: Ciprinídeos
Habitat: Europa oriental e Oriente
pH: 6.8 a 7.6
Temperatura: até 24ºC
Dureza: —
Tamanho Máximo: 100cm
Sociabilidade: Grupo
Agressividade: Pacífico
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Meio
Aquário Mínimo: 600L
Alimentação: Onívoro
Características A origem da espécie parece ser na Pérsia e, de lá, espalhou-se por todo o oriente e Europa. A carpa, por sua resistência, era criada para alimentação.
Diferente dos Kinguios, cuja história remonta milhares de anos e marca o nascimento do aquarismo, as carpas são criadas com fins ornamentais há menos de dois séculos. Não que não fossem admiradas antes disso, mas das carpas comuns criadas, para alimentação, na Província de Niigata, eventualmente apareceram exemplares mutantes coloridos que foram selecionados e originaram as primeiras variedades dentre as centenas que temos hoje em dia: Higoi, Asagui e Bekko.
O termo Nishikigoi é a contração das palavras Nishiki, brocado, brilhante, brilhante relativo à inteligência, sucesso, êxito da vida; e Goi (pronuncia-se Koi), Carpa.
O Nishikigoi continuou sendo aperfeiçoado na Era Taisho, de 1912 a 1925, período atribuladíssimo na história japonesa, onde foram criados as variedades Shiro Utsuri, Abe Goi, Ki Utsuri, Taisho Sanshoku e Kohaku.
Na Era Showa, o período de “modernização do Japão, das bombas atômicas e dos primeiros passos em direção à potência econômica que hoje conhecemos, surgiram as variedades Guinrin, Ogon e Hikarimono. A partir daí muitas outras foram criadas, uma mais bela que a outra, as variedades com nadadeiras longas (em véu) surgiram por volta da década de 70 e são esplendorosas, chamadas de Butterfly Koy, assim como as variedades azuis. Elas fazem por merecer o nome carinhoso de “Joias que Nadam” pelo povo japonês, cujo animal-símbolo do país é justamente o Nishikigoi.
As carpas Koi são os peixes mais caros do planeta, alguns exemplares são vendidos por milhões. São símbolos auspiciosos (De bom agouro, esperançoso, prometedor) de boa sorte e fortuna.
São animais muito longevos, vivem cerca de 70 anos e, embora cheguem geralmente a 80cm, um metro, existem alguns exemplares com mais de um metro e meio e outros que viveram mais de 150 anos! O Record comprovado foi de 226 anos, exemplar macho com 77 cm e pesava 9 kg criado no tanque do Sr. Komei Koshihara, reitor da Universidade Feminina de Nagoya.
Dotadas de uma inteligência bem acima dos padrões, carpas são interativas e se afeiçoam demais aos humanos, reconhecem seus donos e outras pessoas que freqüentam sua morada, inclusive diferenciam pessoas umas das outras. Mesmo os exemplares sem variedade definida
ficam belíssimos com a idade. Comem de tudo, são muito resistentes, sobrevivem à temperaturas muito baixas (zero grau Célcius, desde que não haja congelamento).
Reprodução: Geralmente obtida com trios de dois machos e uma
fêmea num tanque ou lago com muitas plantas plantas, sobretudo flutuantes, os machos perseguem a fêmea próximo a raízes das plantas flutuantes, onde ela libera por volta de 500 óvulos,imediatamente fecundados pelo macho, os pais devem ser separados para não comerem
as crias. Os alevinos nascem em cerca de 10 dias após a desova, depois de dois dias podem ser alimentados com gema de ovo cozido, ração para alevinos e infusórios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: