Peixe Ornamental


Rostratus

Posted in Ciclideo Africano,Ph Alcalino,R,Rostratus por dumdummusica em 7 de Abril de 2009


Nome Popular: Rostratus
Nome Científico: Fossorochromis rostratus
Família: Ciclídeos
Habitat: África ( Lago Malawi )
pH: 7.5 a 8.5
Temperatura: 25º a 29ºC
Dureza: 10º a 20º gH
Tamanho Máximo: 25cm
Sociabilidade: Casal
Agressividade: Agressivo
Manutenção: Média
Zona do Aquário: —
Aquário Mínimo: 200L
Alimentação: Flocos, Sticks, spirulina, larvas de mosquito,artêmias, fígado e verduras
Características Na natureza eles vivem em regiões arenosas e procuram resíduos deixados em grupos de fêmeas, machos subdominantes e pequenos grupos de Cyrtocara moorii, enquanto os machos dominantes criam grandes ninhos em forma de crateras com mais de um metro de diâmetro. Uma curiosidade a respeito desse peixe é que quando assustado, ele mergulha rapidamente no substrato e se enterra. O Fossorochromis rostratus pode fazer isso com uma velocidade notável.
Vivem em simbiose com Cyrtocara moorii, que fica espreitando comida em meio ao substrato que vai sendo mexido.São bastante agitados, porém não agressivos com outras espécies.As fêmeas, como na maioria dos Haps, permanece com o padrão juvenil na fase adulta, isto é, corpo prateado com pintas pretas distribuídas de forma longitudinal ao logo do corpo.Endêmico no Lago Malawi, Rio Shire, Lago Malombe onde é comum sem predadores identificados.
Reprodução: São incubadores bucais e polígamos – vivem em grupos hierarquicamente estruturados. Na natureza constroem ninhos gigantes em forma de crateras, onde ocorre a desova e fertilização dos ovos. Sua maturidade sexual acontece por volta dos dois anos de idade – os machos desenvolvem seu colorido ao longo deste período.Os hábitos de acasalamento são os mesmos de outros haps. No cativeiro os machos atraem as fêmeas para um ponto no substrato ou rocha (algumas vezes as fêmeas escolhem o ponto). Eles rodopiam um em volta do outro e a fêmea libera até 6 ovos de cada vez, ela rapidamente se vira e os apanha.A fêmea vai incubar na boca os ovos por 23 dias ou mais, e depois tomar conta da ninhada por mais 2 semanas antes de liberá-los. As ninhadas são grandes e até 130 alevinos podem ser produzidos por uma fêmea grande com experiência.
Super Grana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: