Peixe Ornamental


Demasoni

Posted in Ciclideo Africano,D,Ph Alcalino por dumdummusica em 16 de Maio de 2009


Nome Cientifico:Pseudotropheus demasoni “Pombo Rocks” Biótopo:
Lago Malawi – Mbunas
PH: 7.8 a 8.6
Temperatura: 24º a 26ºC
Alimentação: A alimentação deve ser maioritariamente “vegetariana”. Algas encontradas nas rochas ou nos vidros do aquário são um excelente complemento. Excesso de proteinas deve ser evitado a todo o custo por forma a evitar o possível aparecimento de Bloat.
Dimorfismo Sexual:São dos Mbunas mais dificeis de identificar. Ambos os sexos são de cor azul claro com faixas verticais largas de um azul muito forte, que por vezes podem ficar praticamente pretas quando um macho está dominante. Ao contrário da maioria dos Mbunas, nesta espécie também a fêmea tem uma coloração muito apelativa daí a dificuldade na sua sexagem. Quando adultos a fêmea é visivelmente mais pequena sendo essa uma forma de distinção, correndo-se ainda assim o risco de confundir uma fêmea adulta com um macho mais jovem.
Tamanho Médio: Macho por volta de 7/8 cms. Femea fica mais pequena.
Comportamento:
Apesar do seu reduzido tamanho são peixes extremamente corajosos e com níveis de agressividade em tudo semelhantes a peixes de maior porte. Os machos não se toleram entre si, assim como a individuos de cores semelhantes daí a escolha dos companheiros ter que ser feita com algum rigor e cuidado. De preferência deve ser mantido um harém de várias fêmeas para um único macho dada a insistência deste em acasalar. Desta forma evita-se que seja sempre a mesma fêmea a sofrer as agressivas investidas do macho.
Reprodução:Incubador bucal maternal, em que o acasalamento é feito em “T” e a incubação dura aproximadamente 21 dias à imagem do que é comum nos Mbunas. Não são de todo os Mbunas de mais fácil reprodução. As posturas registam em média entre 5 a 8 ovos devido ao reduzido tamanho da fêmea. Os alevins devem criados com a alimentação que é fornecida aos pais só que triturada em pedaços mais pequenos.
Outras Informações:Uma espécie fascinante mas que não se destina a principiantes. O seu reduzido tamanho leva a que muitas vezes sejam encarados como peixes mais pacificos, o que é totalmente falso. Manter 2 machos num mesmo aquário deverá estar fora de questão, a menos que seja um aquário de grandes proporções. São peixes que revelam uma grande personalidade e coragem e existem relatos de peixes com um porte muitíssimo superior (Nimbochromis Venustus, Sciaenochromis Ahli, etc…) que são completamente dominados e mesmo mortos por estes pequenos “terroristas”. Sem dúvida alguma uma especie a considerar, mas com todos os cuidados e riscos inerentes à sua manutenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: